Cientista português contra o cancro

TiagoRodrigues-cientistaTiago Rodrigues descobriu o modo de observar actividade das células cancerígenas através da forma como consomem glicose.
A técnica foi ontem revelada num artigo da revista “Nature Medicine” e confirma que o cancro pode ser detectado “mais cedo e com maior precisão”, segundo uma técnica criada pelo cientista português Tiago Rodrigues, que trabalha na Universidade de Cambridge.

Tiago Rodrigues e a sua equipa concluíram que qualquer cancro tem uma multiplicação descontrolada das células anormais que o constituem e “este crescimento anormalmente rápido implica que a maioria dos tumores utiliza muito mais glicose (a principal fonte de energia do corpo) que os tecidos normais”, explicou fonte da universidade à Lusa.

A técnica recorre à ressonância magnética para “ver em detalhe as moléculas que as células cancerígenas utilizam para produzir a energia e consegue assim seguir os tumores em movimento”.

“Se se comprovar que a técnica é segura e eficaz em pacientes oncológicos, esta pode tornar-se uma ferramenta crucial para detectar a doença mais cedo, mas também a resposta ao tratamento, poupando o doente e oferecendo assim, numa fase precoce, a possibilidade de mudança de estratégia terapêutica e diminuição da carga psicológica e física dos doentes” que são expostos” a tratamentos como quimioterapia, diz Tiago Rodrigues. O cientista acrescenta que esta técnica terá vantagens económicas, “pela redução de custos em tratamentos ineficazes”.

fonte:  i online

Comentar este artigo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s