Cinema no Chiado em 2014

Film_strip

A Casa da Imprensa e a Midas Filmes anunciaram a renovação e recuperação da mais antiga sala de cinema de Lisboa, o Cinema Ideal, na Rua do Loreto, junto ao Largo de Camões e ao Chiado.

Aberto em 1904 como Salão Ideal, este espaço, rebatizado ao longo dos tempos como Cine Ideal, Cine Camões ou Cinema Paraíso, é propriedade da Casa da Imprensa desde os anos 20 do século passado.

O espaço vai ser completamente renovado e reequipado num projeto da autoria do arquiteto José Neves (Prémio Secil 2012), que manterá as características de “cinema de bairro” da remodelação feita nos anos 50 pelo arquiteto João Simões. Ideia desenvolvida pela Midas Filmes, com o apoio da Casa da Imprensa, o Cinema Ideal tem a reabertura prevista para a próxima primavera, para “mostrar cinema português, cinema europeu e em geral todos os grandes filmes de todos os países e de todos os tempos”.

Será, assumidamente, um cinema “virado para a cidade e a comunidade”, a funcionar em articulação com instituições e organizações culturais e recreativas da sua área, nomeadamente as escolas. E em articulação também com um segundo espaço de animação e convívio, no mesmo edifício (propriedade da Casa da Imprensa), onde funcionará uma cafetaria, livraria e biblioteca de cinema e haverá regularmente debates, workshops, outras projecções e concertos.

Fonte: Casa da Imprensa
Imagem: Wikimediacommons

Comentar este artigo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s