Saborosa, versátil e colorida abóbora

Grandes, pequenas, redondas, ovais … com tonalidades de polpa que vão do amarelo muito claro, quase branco ao laranja muito escuro, a família das abóboras é quase tão vasta como a imaginação, assim como todos os usos que se lhe podem dar.

Rica em nutrientes como o caroteno, estima-se que o seu teor em água seja de 90%, por isso mesmo é pouco calórica, fornecendo em média apenas entre 10 a 15 kcal/100g.

Na culinária a abóbora presta-se a uma grande diversidade de receitas, tanto salgadas como doces e, por ser tão versátil, é considerada nalguns países como o legume mais famoso de Inverno.

Da abóbora, aproveita-se quase tudo. As pevides da abóbora depois de secas e salgadas são um aperitivo delicioso e são ricas em proteínas e em zinco. (Devem ser consumidas com moderação, por causa do sal). Pode ser cristalizada e é presença obrigatória no Bolo-Rei. As flores da abóbora também são comestíveis, usadas em saladas ou passadas fritas passadas por um polme com ou sem especiarias.

Curiosidades

A abóbora é um símbolo de prosperidade na China, os gregos e os latinos usavam a abóbora devido às suas propriedades refrescantes e os médicos árabes utilizavam o suco como sedativo e, diz-se, aumenta a produção de leite materno.

aboboras

Comentar este artigo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s