Dose certa – compras

dose_certa_logo

Planear as refeições, manter a despensa, o frigorífico e o congelador com os básicos indispensáveis, e ter em atenção os prazos de validade, são as estratégias base a adotar não só para diminuir o tempo despendido nas habituais compras no supermercado, mas também para poupar dinheiro e para evitar o desperdício de comida, que seria habitual.

Poderá tornar esta gestão uma tarefa partilhada com a toda a família, para que todos adiram à causa, ensinando desde já aos mais pequenos como poupar tempo, dinheiro e meio-ambiente! 

.

Compras
Antes de ir ao supermercado ou à mercearia, deve fazer uma “inspeção” à sua despensa e frigorífico, de forma a verificar quais os alimentos que tem em falta e que necessita de repor, e quais os que tem em quantidade suficiente e não precisa de adquirir. Desta forma, é conveniente escrever uma lista de compras, para não se esquecer de nada e não trazer alimentos desnecessários. A lista poderá ser adaptada às necessidades mensais, para a aquisição de produtos com maior prazo de validade, e às necessidades semanais, para os frescos, sempre de acordo com o plano de menu.
.
O que realmente importa é que, ao longo do tempo, a lista se vá adaptando às suas reais necessidades, para que se transforme numa ferramenta fácil de usar e útil e não numa dor-de-cabeça suplementar. Não tem que ser nem perfeita nem elaborada, da mesma maneira que pode ser quinzenal e não mensal, ou ou pode até ser diária se optar por comprar alimentos frescos todos os dias.

hortaformiga-logo

Comentar este artigo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s